domingo, 15 de setembro de 2013

Constituição

Constituição
A cena passa-se em 2089.
A família está toda reunida na sala de chat.
A foto de perfil do senhor Rodrigues era de um abade. Também, tinha comido 11 pílulas no almoço!
Dona Bernardina, sua esposa, corria feito louca dentro do pequeno apartamento de 495 m2, reunindo os 10 cuscos venusianos (o mínimo que uma família pode ter).
Os pequenos são dois, um menino e uma menina (o máximo que uma família pode ter). O pai vê aquela foto de perfil da guria, com aquela pena de pavão mercuriano que lhe atravessa a garganta e mexe a cabeça. Ele, o guri, encostado à mesa, os pés cruzados e balançando os dois melões jupiterianos que recentemente havia colocado nas orelhas, tecla furiosamente o novo Tabló ID.
Silêncio
De repente, todos os óculos 4D piscam : "You have a new message" e em seguida:
- Velho, que é constituição, tá ligado?
O senhor Rodrigues fecha os olhos imediatamente para fingir que dorme.
O pequeno insiste e manda um toque de sirene para todos: 
- E daí Velho, tá ligado?
Pausa:
- Coroa, tá ligado?!
Dona Bernardina intervém e tecla rápido no seu Celuló ID: 
- Ó seu Rodrigues, Manduca está lhe chamando. Não durma depois do jantar, que lhe faz mal.
O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos e tecla rapidinho:
- Que é? que desejam vocês?
- Eu queria que papai me dissesse o que é constituição, tá ligado?
- Ora essa, rapaz! Então tu vais fazer doze anos e não sabes ainda o que é constituição?
- Se soubesse, não perguntava, tá ligado?
O senhor Rodrigues manda um In Bóxe para a Frau:
- Ó senhora, o pequeno não sabe o que é constituição!
- Não admira que ele não saiba, porque eu também não sei. 
- Que me diz?! Pois a senhora não sabe o que é constituição? 
- Nem eu, nem você; aqui em casa ninguém sabe o que é constituição.
- Ninguém, alto lá! Creio que tenho dado provas de não ser nenhum ignorante!
Daí Dona Bernadina compartilha com todos: 
- A sua cara não me engana. Você é muito prosa. Vamos: se sabe, diga o que é constituição! Então? A gente está esperando! Diga!...
- A senhora o que quer é enfezar-me!
- Mas, homem de Deus, para que você não há de confessar que não sabe? Não é nenhuma vergonha ignorar qualquer palavra. Já outro dia foi a mesma coisa quando Manduca lhe perguntou o que era proletário. Você teclou, teclou, teclou, e o menino ficou sem saber!
- Proletário - teclou rapidinho o senhor Rodrigues - é o cidadão que precisa trabalhar para viver, coisa muito antiga, muito antes de terem inventado a Maracutáia.
- Sim, agora sabe porque foi procurar no velho Gugle; mas dou-lhe um Viagra, se me disser o que é constituição sem sair da sala de chat!
- Que gostinho tem a senhora em tornar-me ridículo na presença destas crianças!
- Oh! ridículo é você mesmo quem se faz. Seria tão simples teclar: - Não sei, Manduca, não sei o que é constituição; te conecta no velho Gugle, meu filho.
O senhor Rodrigues muda a fonte e tecla rapidinho: 
- MAS EU SEI!
- Pois se sabe, diga!
- Não digo para me não humilhar diante de meus filhos! Não dou o braço a torcer! Quero conservar a força moral que devo ter nesta casa! Vá para o diabo!
E o senhor Rodrigues, exasperadíssimo, nervoso, deixa a sala de chat e se conecta no velho Lép Tópe, bloqueando outras conexões.

A menina tecla rapidamente, só compartilhando com a mãe e o irmão: 
- Coitado de papai! Zangou-se logo depois do jantar! Dizem que é tão perigoso!
- Não fosse tolo - responde dona Bernardina - e confessasse francamente que não sabia o que é constituição!
- Pois sim - tecla Manduca, muito pesaroso por ter sido o causador involuntário de toda aquela discussão - pois sim, mamãe; chame papai e façam as pazes, tá ligado?
- Sim! Sim! façam as pazes! - tecla a menina adicionando um coração no final da mensagem. - Que tolice! Duas pessoas que se estimam tanto zangaram-se por causa da constituição!
Dona Bernardina seleciona um beijo e manda para a filha, e em seguida, no privado, tecla para o marido:
- rodes.br.rs.2009 volte para o chat; não vale a pena zangar-se por tão pouco.
O negociante interplanetário esperava a deixa. Se conecta novamente:
- É BOA! - tecla o senhor Rodrigues, em caixa alta - É MUITO BOA! EU! eu ignorar a significação da palavra constituição! Eu!...
A mulher e os filhos em seguida mandam um ;).
O homem até muda a fonte, para dar mais ênfase, e continua teclando:
- Constituição...
E procura na relação de amigos se não tem mais alguém para quem possa compartilhar a lição.
- Constituição era um livro que os antigos escreviam para que todos soubessem quais eram as leis.
Em seguida vê os três Curtir aparecer na tela.
- Um livro com leis, percebem? E querem introduzi-lo no Brasil! Um amigo me teclou que lá bem antigamente todos tinham que votar, já pensou? Até tinham que sair de casa! Ainda bem que os 8 Capitães Hereditários fundaram a União Nordestina e implantaram o Dia do Grito. Foi uma baderna legal, né! Mas bastou os gaúchos amarrarem seus Carros Falantes no obelisco, lá na capital dos Estados Unidos do Café com Leite, e abafar os Trios Eletromagnéticos dos Nordestinos.
- Agora que o Dia do Curtir está funcionando tão bem, depois que o Império Romano consertou todo os Caminhos que levam à Roma. É só Descurtir e logo o cara é banido para sempre da Nação Feicebuquiana.

-Vejam só, Constituição! Como estes caras conseguem inventar tantas bobagens...

Logo recebeu um KKKK, um HEHE e um ASHUASHUA em resposta.


(Obrigado pela inspiração, Arthur Azevedo)

sábado, 14 de setembro de 2013

Política X Geografia


Acho que todos sabem que Política significa "a arte (ou ciência) de governar um território, uma empresa, etc." e acho que todos sabem que o mundo de hoje é dividido politicamente em nações e estados (ou províncias), porém, em relação ao Cosmos, as coisas funcionam diferente.
O Sol se move de leste para oeste, mudando de posição, em relação ao norte e sul, duas vezes por ano.
E o que isto tem a ver com política?
Pois é, as divisões políticas não levam em conta a geografia e muito da esculhambação que temos hoje em dia é justamente porque, tanto os Políticos (aqueles que praticam a Política), como os Cidadãos (os que sofrerem com os atos políticos) não param para pensar nisto.
Então vamos ver o que acontece, geograficamente, com o mundo de hoje:


Rússia. 17.098.242 km². Mais de 7 mil km de Leste para Oeste por menos de 3 mil km de Norte a Sul. A maior parte situada no paralelo 60° Norte, com muita coisa no Círculo Polar Ártico.



Canadá. 9.984.670 km². Uns 5 mil km de Leste a Oeste e com menos de 3 mil km de Norte a Sul. Maior parte do território pelo paralelo 55° Norte.e com bastante área já no Círculo Polar Ártico.

China. 9.596.961 km². 4,5 mil km de leste para Oeste, 2,5 mil km de Norte a Sul. No paralelo 35° Norte, mas lembrando que a Oeste, tem a cadeia das mais altas montanhas da terra e que abriga, em seu território, o deserto de Gobi.



Estados Unidos. 9.371.174 km². Uns 4,3 mil km de Leste a Oeste e uns 2 mil km de Norte a Sul. Localizado no paralelo 50° Norte.


Brasil. 8.515.767 km². Mais de 4 mil km de Leste para Oeste e mais de 4 mil km de Norte a Sul. Dá para dizer que a maior parte do território está localizado no paralelo 10° Sul.



Austrália. 7.692.024 km². 4 mil km de Leste para Oeste e 3 mil km de Norte a Sul. Localizado no paralelo 25° Sul.

União Européia. 4.324.782 km². Uns 4 mil km de Leste a Oeste e uns 3 mil km de Norte a Sul. Tirando uma média, fica no paralelo 50° Norte.

Agora voltem para conferir as seguintes coisas: quais os países que tem extensão maior de Leste para Oeste e quais os países que tem maior extensão de Norte a Sul? Em torno de que paralelo, não interessa se é no hemisfério Norte ou no Sul, estão a maioria destes países? Quais destes países estão entre um Trópico e o Equador?

Como vocês vão levar um tempo para conferir, já vou dizendo as respostas:
·         todos, exceto o Brasil, tem maior extensão territorial de Leste a Oeste, ou seja, durante um ano a maior parte do território está sob uma mesma estação climática;
·         a maioria dos países está lá pelos 50°, seja sul ou norte: Estados Unidos e União Européia no Norte e aqui no sul Africa do Sul e Chile;
·         só o Brasil vai do hemisfério Norte ao hemisfério Sul, ressaltando que só um dos vértices do triângulo que é o Brasil, fica num trópico, os outros dois estão no Equador.

Destes países, só o Brasil tem verão e inverno ao mesmo tempo e só uma pontinha fica perto de onde as coisas são mais equilibradas.
Estes "desenvolvimentos" maiores foram por causa da Política ou a Geografia ainda manda no pedaço?

Então vamos botar a política em pauta e, comparando só Estados Unidos e Brasil,: lá eles foram conquistando (ou comprando) cada um dos estados, de leste para oeste, aqui ainda temos divisões políticas herdadas dos tempos das Capitanias Hereditárias, quando ainda Portugal mandava aqui, o mesmo país que concordou com o Tratado de Tordesilhas, quando ninguém (???) sabia o que existia prá de Fines Terres.

Agora, tenta te imaginar no comando desta "galera", sabendo que, quando vai abacaxizar lá no hemisfério norte, no sul vai bergamotar, só que o gaúcho quer comer abacaxi no seu inverno e o amapaense também quer comer bergamota no verão deles.
Coisa muito complicada, não é?
Lá nos Estados Unidos, os estados é que elegem e mandam no governo federal, aqui na nossa República Federativa, é o governo federal que decide quanto cada estado vai receber do bolo (dependendo se o governador for do partido!).
Como os "Capitães Hereditários" lá do nordeste somam uns 8 e como aqui no sul não somam nem uns 4 empresários que ainda são respeitados, a conta vai sobrar para nós pagar.
Gente! Não adianta chorumelas, se não mudarmos a Constituição, tudo vai acabar em pizza... à Moda Baiana, Maranhense, Cearense...